Você sabia que… A palavra gás foi inventada em 1650–60 por J.B. van Helmont (1577–1644), um químico flamengo, evem da palavra grega para caos.
O hidrogênio é o gás mais leve, abundante e explosivo da Terra.
O peso atômico do radônio é de 222 unidades de massa atômica, fazendo com que ele seja o gás mais pesado conhecido.Ele é 220 vezes mais pesado do que o gás mais leve, o hidrogênio.
Altos níveis de O2 aumentam a inflamabilidade de materiais e gases – em níveis como 24%, itens como roupas podem entrar em combustão espontânea!
Não é apenas o gás que abriga uma ameaça em potencial – a poeira também pode ser explosiva!Exemplos de poeiras explosivas incluem o poliestireno, amido de milho e ferro.
A temperatura de autoignição de um gás inflamável é a temperatura na qual uma ignição acontecerá, mesmo sem uma faísca ou chama externa.
Se você sentir o cheiro de ovos podres no sulfeto de hidrogênio de uma matéria orgânica em decomposição, você está sentindo o cheiro de apenas 1ppm.Apenas 1.000 ppm de H2S é suficiente para matá-lo.
O flúor é o mais reativo e o mais eletronegativo dos elementos, tornando o flúor elementar um oxidante perigosamente poderoso.Isso leva a uma reação entre o flúor e a maioria dos elementos, incluindo os gases nobres criptônio, xenônio e radônio.
O xenônio é o elemento gasoso não radioativo mais raro na atmosfera da terra.Representa 90 partes por bilhão da atmosfera total.
Há 17 gases que podem ser encontrados na atmosfera natural da terra.Apenas o oxigênio e o nitrogênio são encontrados em altas concentrações, 20,9476% e 78,084%, respectivamente.
O sulfeto de hidrogênio borbulhando do mar pode ter causado uma extinção global da flora e fauna há quase 250 milhões de anos.
A ATEX (uma abreviação de ATmosferasEXplosivas) define os padrões mínimos de segurança para empregador e fabricante em relação às atmosferas explosivas.
Júpiter – o maior gigante gasoso do nosso sistema solar – contém cerca de 90% de hidrogênio e 10% de hélio.Na realidade, a sua composição é muito similar à nebulosa solar primitiva (o tipo de nebulosa do qual o nosso sistema solar se originou).