(51) 3051-4326 | (51) 3465-6768 | (51) 98310-0599

Calibrações RBC e Rastreáveis.

No ano de 2021, a Prot-Sul se consolida como 1° LABORATÓRIO ACREDITADO pela CGCRE (INMETRO) no estado do RIO GRANDE DO SUL para CALIBRAÇÃO RBC de DETECTOR DE GASES, em conformidade com a ABNT NBR 17025. Contamos com signatários altamente capacitados, treinados conforme as exigências da CGCRE e aprovados por esta para emitir e discutir tecnicamente os resultados dos certificados de calibração.

Data de acreditação: 05 de fevereiro de 2021, sob o número CAL 0741.

Além do laboratório de calibração de detectores de gás multimarcas, a Prot-Sul é centro de manutenção autorizado para os detectores de gás da linha BW Technologies.

Confira o escopo completo do nosso laboratório de calibração aqui

A calibração RBC, ou “Acreditada”, é aquela que é reconhecida pelo INMETRO, além de outros órgãos internacionais. 

A sigla RBC significa “Rede Brasileira de Calibração”, cujo selo certifica que a calibração foi realizada em um dos laboratórios que integram essa rede. Quando o equipamento é calibrado dentro desse processo, a rastreabilidade da medição e a comprovação dos métodos empregados são dispensados, uma vez realizadas as análises previstas por Normas como a ISO IEC 17025, observada pelo INMETRO

A calibração rastreada, seria o oposto disso, emprega métodos de medição fechados, elaborados internamente (por essa razão eles requerem a fundamentação dos processos). Aí o sentido da palavra “rastreabilidade”, pois o laboratório torna-se obrigado a apresentar aos clientes as evidências e parâmetros adotados na medição, que não atendem a padrões mais abrangentes, nacional e internacionalmente, como ocorre no caso da Calibração RBC. Ainda assim, a calibração rastreada também deve observar normas de especificação muito claras (como a Norma NBR ISO 9001), bem como seus requisitos metrológicos

Quando você envia um equipamento para calibração em um laboratório que pertence à Rede Brasileira de Calibração, o INMETRO emite um número de “Acreditação”, assegurando a rastreabilidade das avaliações realizadas, endossando os parâmetros. Por outro lado, se o equipamento estiver sob avaliação em local não integrado à RBC, o laboratório em questão (Calibração Rastreada) terá que apresentar cópia referente ao padrão utilizado no trabalho (“Rastreabilidade de Medição”).

WhatsApp chat