(51) 3051-4326 | (51) 3465-6768 | (51) 98310-0599

Projetos de Detectores de Gás Fixos

     No ano de 2022, a ProtSul começa a expandir suas especialidades na área de detecção de gases. Anteriormente especializada apenas em detectores portáteis, agora a ProtSul também trabalha com a venda de detectores fixos e orientação para a correta instalação desses equipamentos de acordo com a necessidade do cliente.

Posicionamento e tipo de equipamento

“De quantos detectores eu preciso?” e “Que tipo de equipamento irei utilizar?” são as duas das perguntas mais frequentes sobre os sistemas de detecção de gás e provavelmente duas das mais difíceis de responder.

Embora seja altamente recomendável a orientação de especialistas ou um estudo de dispersão de gases, a resposta a essa pergunta permanece simples: os detectores devem ser instalados em locais onde há maior probabilidade de haver vazamentos de gás.

Em geral, os locais que requerem maior proteção em uma instalação industrial são nas proximidades de caldeiras a gás, compressores, tanques pressurizados de armazenamento, cilindros ou tubulações. Áreas onde há maior probabilidade de ocorrerem vazamentos são válvulas, medidores, flanges, juntas em T, conexões para preenchimento ou drenagem etc.

Há inúmeras considerações simples e, com muita frequência, óbvias que podem ajudar a determinar a localização do detector:

• Densidade:

Em geral, para detectar gases com densidade menor que o ar (por exemplo, gás natural e amônia), os detectores devem ser montados em um nível mais alto, próximo ao teto. No caso de gases com densidade maior que a do ar (por exemplo, cloro e GLP), é mais indicada a montagem perto do nível do pavimento do ambiente.

• Ambiente:

Para assegurar uma vida útil maior do detector, se faz necessário observar o ambiente onde o mesmo será instalado. Se o ambiente for externo, por exemplo, é necessário algum tipo de proteção contra sol e chuva, pois a ação destes intempéries ao longo do tempo irão desgastar prematuramente o instrumento. O mesmo vale para ambientes internos, por exemplo, frigoríficos e fábricas na área de alimentos são constantemente lavadas com água e outros produtos.

• Tipo de invólucro:

Para atender a legislação vigente, em áreas classificadas, os equipamentos necessitam ser a prova de explosão. Em outros ambientes essa certificação não é necessária, mas é importante observar o material de construção do equipamento. Por exemplo, em uma aplicação off-shore é necessário utilizar equipamentos em aço inox, pois em alumínio fundido ou aço carbono a oxidação aparecerá prematuramente.

• Instalação e manutenção:

Além da densidade, devemos sempre prever que o instrumento necessitará manutenção e calibração, portanto é bom planejar onde o mesmo será instalado para facilitar a execução dessas atividades fundamentais no futuro. Além disso, os detectores devem ser instalados sempre com os sensor voltado para baixo, de forma a evitar o acúmulo de poeira ou respingos de água no sensor. Os locais de instalação não podem ser suscetíveis a muita vibração.

Detector de gás fixo:

     Sistemas fixos de detecção de gás são instalados com o objetivo de fornecer proteção contínua de área e pessoal 24 horas por dia. Esses sistemas de detecção são projetados para alertar os trabalhadores sobre o perigo potencial de envenenamento por exposição a gases tóxicos, asfixia por falta de oxigênio ou explosão causada por gases combustíveis.

A Detecção de Gás de Ponto Fixo é indispensável em indústrias em todo o mundo, para a segurança das vidas e, também, do patrimônio. Isso inclui muitas instalações de tratamento de água, petróleo e gás, energia, instalações de pesquisa e manufatura. Sempre que possível, eles devem ser instalados em uma área de fácil acesso para teste funcional e manutenção.

Kit de teste /calibração:

Todos os cilindros de calibração são manufaturados com os mais altos padrões de qualidade e incluem técnicas de mistura rastreáveis pela NIST, testes analíticos de vazamento em todos os cilindros, concentrações de componentes certificadas e números de lote e datas de expiração claramente marcados.

Os cilindros de reposição estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e concentrações para todos os gases detectados pelos instrumentos comercializados em território nacional.

Os kits de calibração vêm equipados com tudo o que é necessário para manter seus instrumentos de monitoramento de gás funcionando com precisão e confiabilidade.

O regulador de vazão é para ser usado para aplicar gás nos equipamentos. É simples de usar, fazendo calibrações ou testes de respostas simples e rápidos. Este regulador serve para retirar o gás do cilindro com uma vazão fixa. Este instrumento também é para ser utilizado em cilindros descartáveis de gás e é compatível com praticamente todos os fabricantes de cilindros para teste de resposta.

Sirenes:

As Sirenes Eletrônicas são acionadas no momento em que a central entra em alarme. A central contará com um dispositivo via relé que em caso de qualquer um dos equipamentos detectar gás, o acionamento das sirenes será automático, indicando claramente de forma audio-visual o problema. O rearme do dispositivo funciona de forma automática, após solução do problema, a central de alarme deve ser reinicializada e a sirene voltará ao seu funcionamento normal.

Recomendamos instalar também uma torre com indicação visual colorida a condição do equipamento, de forma a assegurar a integridade do sistema:

Verde…………Operação normal
Amarelo……..Sistema inoperante (falha) – Indisponível em alguns modelos de detectores.
Vermelho……Alarme (detecção de gás)

Especificações Técnicas Sirene:

• Tensão de alimentação 12~24Vcc.
• Corrente de consumo 30mA.
• Pressão sonora de 100 db a 1 metro.
• Entrada para eletrodutos de ½ polegada.
• Fundo e frente em ABS.
• Cor vermelho alarme.
• Dimensões de 89x91mm.
• Frequência Sonora de 1,4KHz

WhatsApp chat